terça-feira, 9 de janeiro de 2007

OS THE BEST OF...
Meu Filho
Bem amiguinhos, cá estamos nós de novo para mais um texto de conteúdo ultra-didático e consideravelmente necessário na vida de cada ser humano presente neste lado da vida. Como precisamos manter uma certa média de atualizações, me prestei a escrever o que irei escrever. Seguinte, como todo mundo sabe (ou parcela do mundo sabe) eu toco baixo nesta banda. Eu gostaria de tocar rabecão, mas como conheço o instrumento só pelo nome, decidi não me arriscar. Tive a brilhante idéia de escrever quais foram as minhas influências neste instrumento, para que você leitor, meu fã, escute o que eu escuto, e saia tocando tal qual a minha pessoa. É claro que o Guigo vai dizer "Mas que assunto interessante este Cadu", daquela forma irônica que só ele sabe fazer. Mas tudo bem, inventamos isso aqui para sermos livres, e então, vamos a ela. Bom, a minha maior influência é o Sir Paul McCartney. Ele é o cara do baixo para mim. Claro que eu sei que tem caras infinitamente mais técnicos e sei-lá-mais-o-que que o Paul. Mas ele é minha maior influência. Sabe porquê? Pusquê eu aprendi com ele que a gente subordina os instrumentos à canção. O baixo dele é preciso, balanceado, enquadra direitinho nos tempos, deixando um vazio para os outros instrumentos. E eu gosto disso. Outro dia tava lendo um trecho dum livro lá no estúdio onde estamos gravando, e vi uma coisa fantástica. O livro tratava sobre o sentido dos sons, e eu não to falando sobre a letra duma música. Que sensação uma certa escala trás a uma pessoa? São questionamentos assim que o livro aborda. E nele tinha um capítulo tratando sobre o silêncio. Afirmava que a música é tanto composta pelo som, quanto pela falta dele. É como se fosse um Ying Yang, ou algo do gênero.POr isso, tem tanta música imbecil nesse mundo, de gente que não tem a mínima vontade de evoluir e criar algo novo. Constrói uma parede musical, que fica soando o tempo inteiro, sem deixar o menor espaço para podermos penetrar na música, mas isso é outra história. E o Paul produz silêncio, deixa espaço. Mas inventa melodias maravilhosas também. Eu descobri com ele o baixo que muita gente usa, mas ele usava com propriedade, que consiste em utilizar a nota e a quinta dela. Produz uma harmonia simples, mas bonita. Fiz a FELICIDADE baseada nisso, deixando um baixo bem circense. o Segundo cara que me influênciou mais, por incrível que pareça é um guitarrista. Foi o Jimi Hendrix. O cara me mostrou como utilizar a escala cromática inteira, e me mostrou que posso utilizar o baixo de forma independente, não me prendendo a escalas. Eu, você, qualquer cidadão pode criar uma escala, talvez até um marisco possa criar também. O terceiro e último desta lista, é o cara mais alguma coisa do mundo (ele é o cara mais alguma coisa do mundo, não sei precisar bem o que ele é, mas merece o posto) Roy Estrada. Ele fez parte do Mothers of Invention, ou seja, tocava com o Zappa. Claro que as compposições eram do Zappa. Mas se anteriormente eu aprendi a me libertar de escalas, com esse mexicano eu aprendi a me libertar de tudo. Escala, tempo musical, compasso. Ou seja, podemos produzir o que quiser. Claro que tem mil outros baixistas que gosto muito, tipo o Flea e o Arnaldo Batista ou o Liminha tocando nos Mutantes. Eu sempre gostei de caras como o Paul e o Arnaldo Batista, que tocam mil instrumentos. Teve também o Dave Brubeck Quartet que me ajudou a ver que existem músicas com mais que um único compasso. Mas aí é mais para a parte de composição, porém deu uma força no baixo também. Bom, para completar, meu baixo é um epiphone viola, modelo do Sir Paul, com um som espetacular. Eu adoro o som que ele produz. É um timbre seco, sem muita sustentação. E um pouco abafado também. Perfeito para meu estilo de tocar. Além do mais ele é lindo também. Já me alonguei por demais aqui. Relendo vi também que comecei 50% dos parágrafos com a palavra "bom". Tenho que me policiar.
Longa vida a Rainha da Inglaterra.

3 comentários:

Anitz disse...

Buenas Caduzito, eu tb adoro esse teu baixo, tu sabe neh?!hehe, alem de lindo!!!mas aquele teu outro fender era mto afude tb!!!
mas, como tu sabe, nao sou a maior fa dos beatles do mundo, mas o cara que eu mais curto na banda eh o paul!!haiuhaiuha
o cara eh foda!!
um beijao

Guigo disse...

isso aí!
esse foi um post do caralho
e assaz interessante com certeza!

Anônimo disse...

Cara, muito bom o texto.
Fiquei babando pelo teu baixo.

Realmente o Paul é muito bom, sabe utilizar o baixo de maneira inteligente, respeitando a música. Sem nada de exibimento.

Força Sempre!