quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Quando as canções fazem sentido

Episódio de hoje: Bob Dylan

Existem aquelas músicas que tocam seu coração. Parece que a mensagem do autor é o que você quer ouvir naquele exato momento.

Outras canções (que muitas vezes você não entende uma palavra sequer da letra) mas que possuem uma melodia que faz até o mais bruto dos vaqueiros do Texas virar uma mocinha melosa.

Outras não possuem nem letra: um belo instrumental é o suficiente para despertar os sentimentos que se ocultam por debaixo daquela camada de frieza que você tenta demonstrar. E não estou falando de solos de sax do Kenny G ou de canções "mela cueca" do Love Songs da Cidade (com Arlindo Sassi).
Uma nota bem colocada num solo do David Gilmour, o timbre da guitarra do B.B. King ou até a gaita de boca esganiçada do Bob Dylan são capazes de fazer uma lágrima escorrer do seu olho esquerdo. O Hanson já me fez chorar, acreditem!

Isso me faz lembrar de uma história bem peculiar. Naquela noite 75% da banda estava reunida no bar Mediterrâneo (só faltava o Guigo). Estávamos lá tomando uma cerveja e tocando uma viola, quando adentra o recinto um senhor de cerca de 50 anos (eles já estava bem alto, se vocês me entendem).
Continuamos tocando e ele pediu: "Toca Creedence!". Tocamos. "Toca Led". Tocamos. "Toca The Doors". Tocamos também.
O cara sentou e disse: "Eu sou o Cigano." Depois de alguma conversa sem muito fundamento começamos a tocar "I wish you were here" e o cara não se aguentou. Se abraçou em mim e começou a chorar como uma criança que havia perdido seu Hot Wheels favorito. Tocamos o coração do Cigano, profundamente. Talvez tenha sido uma das demonstrações de emoção mais honestas que eu já tenha presenciado (em um local público).
No fim das contas ele tirou um baralho de tarot do bolso e leu nossa sorte. Não posso contar o que ele disse, pois afinal, ele pediu segredo. E ainda nos convidou pra comer uma galinhada na casa dele. Em todo caso, tenho o endereço dele anotado, caso alguém se interesse para uma consulta...

E o Bob Dylan? Este é o motivo pelo qual estou escrevendo hoje. Quando as canções fazem sentido. Sem utilizar nenhuma forma metafórica ou filosófica, ontem presenciei a canção "Knockin' on Heavens Door" enquanto a ouvia, no meio da rua. Aí está ela...

"That big black cloud is comin' down..."

Nenhum comentário: